Instituto Superior Técnico

Área Internacional

Perguntas Frequentes – Outgoing

Estive a ver as listas em PDF com as universidades disponíveis para cada curso e reparei que não são as mesmas que estão na candidatura online.

Os acordos que constam da lista (documento pdf) têm basicamente a função de dar uma ideia geral das várias Universidades que fazem parte do Erasmus, mas não contêm todas as Universidades. Para ver a informação correcta acerca dos acordos consulte a candidatura online onde os mesmos são actualizados até ao início de Março.

Só me posso candidatar às Universidades que aparecem na candidatura online para o meu curso?

Sim. Caso queira ir para uma Universidade que não faz parte do seu curso, terá de falar com o respetivo Coordenador Erasmus. Para efetivar o processo de abertura de um novo acordo, o Coordenador Erasmus terá de enviar para o NMCI uma carta ou e.mail a manifestar essa intenção.

Como e quando é que eu sei que fui aceite?

Em meados de Março os resultados serão disponibilizados na nossa  página  ou poderá dirigir-se pessoalmente ao Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional

Porque é que eu não recebo bolsa?

Não há verba para atribuir bolsas a todos os alunos que se candidatam. As bolsas são atribuídas de acordo com a seriação (tendo em conta as notas) feita pelo Coordenador ERASMUS respetivo.

Quando e onde é que recebo a bolsa?

A bolsa será transferida para o NIB que indicou quando preencheu a documentação da Reitoria. A transferência da bolsa será efetuada 2 semanas após a assinatura do contrato ERASMUS na Reitoria.

O que é o Procurador?

O procurador é alguém (familiar ou amigo) que ficará responsável de tratar de qualquer assunto relacionado com o IST e poderá ir à Reitoria da UTL (assinar o contrato ERASMUS), após ser contactado pelo NMCI.

Na declaração de saúde é dito que sou bolseiro. Afinal tenho bolsa?

Ser bolseiro significa que foi selecionado para fazer mobilidade e beneficia do estatuto ERASMUS (não pagar propinas na universidade para onde vai), o que significa que pode ser um estudante bolsa Zero.

O que está coberto pelo cartão de saúde internacional?

Este cartão apenas contempla a assistência nos hospitais públicos num país da Comunidade Europeia.

O que é o plano de estudos e para que serve?

O plano de estudos é o documento que tem de entregar no NMCI antes de partir onde constam as cadeiras que teria de realizar cá e as cadeiras que irá realizar no estrangeiro, funcionando como um plano de equivalências. Este plano de estudos permitirá efetuar a sua inscrição no Técnico durante o período que vai estar como aluno ERASMUS.

Quantos créditos ECTS tenho de fazer?

Um ano letivo corresponde a 60 créditos ECTS e um semestre a 30 créditos ECTS.

Quero fazer uma alteração ao plano de estudos inicial. Como devo proceder?

Qualquer alteração ao plano de estudos inicial terá de ser comunicada ao seu Coordenador ERASMUS  (por e-mail) e a resposta do Coordenador deverá ser enviada com conhecimento para o NMCI.

É preciso inscrever-me a cadeiras que não estão no plano de estudos?

Sim, dentro dos prazos legais para o efeito se o aluno não o puder fazer deverá pedir ao seu procurador.

Quem é que dá as equivalências?

As equivalências serão dadas pelo Coordenador ERASMUS do curso do aluno.

Até quando tenho de entregar as notas?

As notas finais (plano de estudos+ original do certificado da Universidade de acolhimento com as notas) deverão ser entregues até ao final de Dezembro.

Como é que eu sei que as notas finais foram lançadas?

As notas finais do ERASMUS  vão aparecer no Fénix. Se tiver dúvidas deverá ir ao Núcleo de Graduação falar com a Srª D. Alexandra Almeida (responsável pelo lançamento das notas dos alunos ERASMUS).

No final do período erasmus que documentos tenho de entregar no NMCI?

Terá de trazer consigo uma declaração de estada que comprove as datas previstas no contrato que assinou na Reitoria. Terá de entregar o relatório de estudante que lhe foi dado juntamente com o contrato da Reitoria.

Posso prolongar o meu período de estudos?

Sim, desde que o seu coordenador do IST concorde com o prolongamento. Só quem vai um semestre é que pode pedir prolongamento.

Quem trata do alojamento?

O alojamento é tratado pelo próprio aluno, mediante a informação disponibilizada pela Universidade de Acolhimento.

Até quando posso desistir?

O ideal é desistir antes de preencher os impressos para a Reitoria e no máximo até Dezembro, altura em que, no caso de ter bolsa, ainda se possa atribuir a outro aluno.