Instituto Superior Técnico

Área Internacional

Erasmus Mundus – Mobilidades

WELCOME

O WELCOME é um programa de mobilidade com atribuição de uma bolsa de estudos organizado por um consórcio de algumas das universidades com maior prestígio na Europa, Egipto e Líbano. O WELCOME possibilita viver uma experiência única através da realização de um período de investigação no estrangeiro. Está aberta a graduação, pós-graduação, estudantes de doutoramento, pós-doutoramento e investigadores.

Sítio na Internet: http://www.emwelcome.polito.it/

EUROEAST

O EUROEAST é um programa de mobilidade aberto a estudantes e bolseiros da Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Ucrânia, Moldávia, Bielorrússia e Europa, que pretendam realizar um período de estudos, investigação ou fazer um estágio no estrangeiro, na Europa ou num dos países orientais do IEVP.

O projeto tem como objetivo criar laços e reforçar a cooperação na educação e investigação, para dar oportunidades ao pessoal docente e estudantes de desenvolverem redes sustentáveis entre as Instituições de Ensino Superior Europeias e de países orientais do IEVP.

Sítio na Internet: http://www.euroeast.polito.it/

ANGLE

O Projeto ANGLE (com financiamento garantido através do Programa Erasmus Mundus) atribui bolsas a estudantes e docentes dos países ACP para realizarem um período de mobilidade, e ainda para a realização de um grau de estudos, em algumas das melhores universidades europeias. As bolsas estão disponíveis para estudantes de  mestrado ou doutoramento, e também para pessoal (docente e administrativo) e inclui uma bolsa mensal, viagem, seguro e pagamento de propinas. O projeto prevê 113 mobilidades.

O consórcio ANGLE é constituído por 11 Universidades Europeias e 9 Instituições do Ensino Superior de países ACP, nomeadamente Angola, Camarões, Cabo Verde, Timor-Leste, Fiji, Quénia, Madagáscar, Moçambique, Congo, Senegal, Trinidad e Tobago.

Sítio na Internet: http://angle.up.pt/

HERITAGE

O objetivo do projeto HERITAGE  é reforçar a permuta de estudantes (de licenciatura, mestrado, doutoramento e pos-doc ) e de pessoal.

O projeto HERITAGE  é coordenado em conjunto pela École Centrale de Nantes, France e IIT Madras, India.

Reúne 18 instituições europeias e indianas e é suportado por 6 parceiros associados de grupos empresarial, organizacional e universitário.

Sítio na Internet: http://www.heritage-ema2.eu/

EXPERTS4ASIA

Um dos principais objectivos deste programa é dar continuidade e sustentabilidade a uma colaboração multilateral criada em projectos anteriores mas incluindo novos parceiros no Programa Erasmus Mundus. O consórcio é composto por 5 países do grupo A (Afeganistão, Butão, Bangladesh, Nepal e Paquistão) e 7 países do grupo B (China, India, Indonésia, Maldivas, Sri Lanka, Filipinas e Tailândia). No total, este consórcio consiste em 13 universidades dos países SSEA e 7 universidades europeias, o que permite a junção do maior número possível de áreas de interesse.

Sítio na Internet: http://www.expertsasia.eu/index.asp

NAMASTE

Através deste projecto de mobilidade, pretendemos melhorar a parceria entre a Europa e a India e aumentar as ligações políticas, culturais, educacionais e económicas da India com a Europa. Irá aumentar, bilateralmente, a cooperação na área da educação e investigação para que, deste modo, se cumpram os objectivos acima mencionados. O NAMASTE concede bolsas a estudantes e cientistas Indiano para efectuarem um período de mobilidade na Europa, com uma extensa variedade de áreas académicas e a diferentes graus académicos (Licenciatura, Mestrado, Doutoramento, Post-Doc e Staff). Estas bolsas cobrem os custos de viagem, propinas, seguro e bolsa mensal.

Sítio na Internet: http://www.indianamaste.eu/

EXPERTS SUSTAIN

Erasmus Mundus Acção 2 que conta com a participação de 7 Instituições Europeias e 12 Instituições Asiáticas que abrangem o Afeganistão, Bangladesh, Butão, Nepal, Paquistão, China, India, Indonésia, Maldivas, Filipinas, Sri Lanka e Tailândia.
As mobilidades realizar-se-ão entre a Ásia e a Europa e também no sentido oposto, a nível de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento, Post-Doc e Staff (académico e administrativo).

Sítio na Internet: http://www.expertsasia.eu/index.asp

SMART 2

Erasmus Mundus Acção 2 que conta com a participação de 10 Instituições Europeias e 8 Instituições Brasileiras.
As mobilidades realizar-se-ão entre o Brasil e a Europa a nível de Licenciatura, Doutoramento, Post-Doc e Staff (académico e administrativo).

Sítio na Internet: http://em-smart2.eu