Instituto Superior Técnico

Área Internacional

ERC – European Research Council

A Missão do Conselho Europeu de Investigação (ERC-European Research Council)) é encorajar os mais elevados padrões de investigação na Europa através de um sistema de financiamento competitivo e promover a excelência científica de todas as áreas investigacionais a nível global.

Podem concorrer às bolsas ERC investigadores principiantes ou avançados que estejam a trabalhar ou queiram trabalhar na Europa, independentemente da sua nacionalidade. O único critério de seleção das bolsas ERC é a excelência científica. O objetivo destas bolsas consiste no reconhecimento das melhores ideias e da ciência de topo na Europa, atraindo também os melhores cientistas de todo o mundo e conferindo-lhes status e visibilidade.

O Conselho Europeu de Investigação concede três tipos de bolsas, todas com uma duração de 5 anos:

• Starting Grants, que vão até 2 milhões de Euros, às quais se podem habilitar cientistas com 2 a 7 anos de carreira após o seu doutoramento;
  • Consolidator Grants, cujo valor pode ir até 2,75 milhões de Euros e são atribuídas a cientistas com 7 a 12 anos de carreira após o seu doutoramento;
  • Advanced Grants, de valor até 3,5 milhões de Euros, sendo atribuídas a cientistas que, nos últimos 10 anos da sua carreira de investigação, tenham apresentado resultados investigacionais significativos.