Instituto Superior Técnico

Área Internacional

Marie Skłodowska Curie (ITN-EJD)

Redes de Formação Inovadora (ITN)

As redes de formação inovadora reúnem universidades, centros de investigação e empresas de diferentes países de todo o mundo para formar uma nova geração de investigadores.

O financiamento promove a excelência científica e a inovação empresarial e melhora as perspetivas de carreira dos investigadores desenvolvendo as suas competências empreendedoras, a criatividade e a inovação.

Doutoramentos Conjuntos Europeus (EJD)

Um mínimo de 3 organizações académicas formam uma rede com o objetivo de conceder diplomas conjuntos, duplos ou múltiplos. São obrigatórias uma orientação conjunta do investigador bolseiro e uma estrutura administrativa conjunta.

O objetivo é promover a colaboração internacional, intersetorial e multi/interdisciplinar na formação a nível de doutoramento na Europa.

As organizações devem estar estabelecidas em diferentes países da EU ou associados. É encorajada a participação de outras organizações de todo o mundo, nomeadamente do setor não académico.